PRESIDENTES
Breves Biografias

Limoeiro do Norte, 30 de junho de 1893- Faleceu em Curitiba, a 31 de agosto de 1975).
ERMÍNIO BARRETO COUTINHO
Médico, poeta e jornalista. Foi o primeiro presidente da UBT-Curitiba (1966/1968), é o autor da trova mais conhecida no Brasil e exterior. Participou da Sobrames; Academia de Letras José de Alencar; Centro de Letras do Paraná, entre outras entidades culturais.
De sua autoria a trova:
Perto, sóis, ao longe, estrelas,
As mães não nos deixam sós.
Se vivas, moramos nelas,
Se mortas, vivem em nós.

ORLANDO WOCZIKOSKY
Curitiba, 08 de maio de 1927. Faleceu em Curitiba a 06 de fevereiro de 2019
Considerado o "Príncipe dos Trovadores do Paraná". Pertenceu ao Centro de Letras do Paraná, ocupou a Cadeira Nr. 22 na Academia Paranaense da Poesia. É sócio fundador da União Brasileira de Trovadores Seção Curitiba, tendo exercido sua Presidência nos biênios 1973 - 1974 e 1981-1982. Presidente de Honra da União Brasileira de Trovadores Estadual do Paraná.
De sua autoria
Flavo sol que as flores pintas
com doce tonalidade,
empresta-me as tuas tintas,
quero pintar a saudade.

APOLLO TABORDA FRANÇA
Curitiba, 11 de novembro de 1926- Faleceu em Curitiba em 24 de julho de 2017.
Graduado em Direito, Jornalismo, Economia, e Mecânica Industrial. Foi poeta escritor, trovador, compositor e musicista. Integra a Academia Paranaense de Letras, Centro de Letras do Paraná, Academia Paranaense da Poesia, Academia de Letras José do Alencar. Presidiu a UBT-Curitiba no biênio 1983/1984. É Presidente de Honra da União Brasileira de Trovadores Seção Curitiba.
É de sua lavra:
É só da noite o luar;
dos pássaros, os gorjeios;
é do dia, o ensolarar,
mas do homem, os receios.

MARLENE TOURINHO DE BRITEZ
Salvador, 12 de março de 1932
Advogada, Professora e Bailarina. Iniciou estudos de ballet no Teatro Guaíra em 1944, onde foi aluna e primeira bailarina. Foi professora de balé na Escola de Dança do Teatro Guaíra por mais de 30 anos. Também foi professora de história da dança e folclore na Faculdade de Artes do Paraná. É poetisa associada a União Brasileira de Trovadores Seção Curitiba tendo exercido a presidência da entidade no biênio 1995-1996.
De sua autoria:
Nossa vida é como estradas,
cheia de curvas e retas,
com descidas... emboscadas...
e subidas para as metas.

LUIZ HÉLIO FRIEDRICH
Porto União, 23 de junho de 1942
Graduado em Engenharia Civil á e em Engenharia de Segurança. Atuante em várias entidades foi Presidente do Departamento do Paraná da ABENC e do Instituto de Engenharia do Paraná – IEP. Como trovador é sócio efetivo da UBT-Seção de Curitiba, entidade que presidiu no biênio 2005-2006. Ocupa a Cadeira Nr. 40 na Academia Paranaense da Poesia.
De sua autoria a trova:
Em água límpida, pura,
penetram raios de lua
como se fosse a mistura
da minha alma com a tua.

ANDRÉA MOTTA
São Paulo, 25 de maio de 1957
Graduada e pós-graduada em Direito, pertence ao Centro de Letras do Paraná, à Academia Paranaense da Poesia onde ocupa a Cadeira Nr. 30. É Presidente da União Brasileira de Trovadores Seção Curitiba de 2011 até a atualidade (2020) e Presidente da União Brasileira de Trovadores Estadual do Paraná.
De sua autoria:
No clarão da velha chama,
de ritmos e de valores,
curitibano conclama:
- Rimai por nós, trovadores!