Deusa Flora.jpg

JOGOS FLORAIS

Os Jogos Florais na atualidade, são concursos literários (concurso de poesia no gênero trova, em língua portuguêsa, nos âmbitos: Nacional, Estadual e Estudantil), realizados sob a égide da União Brasileira de Trovadores.

Tido como o evento cultural mais antigo do mundo, iniciaram na Roma antiga, na forma de competições atléticas e literárias que ocorriam em homenagem a Flora, deusa dos jardins e da poesia.

O período entre 28 de Abril e 13 de Maio do calendário romano marcava a celebração dos Jogos Florais (ou Florálias – do latim floralia, ium), assim denominados por se tratar das festividades em honra de Flora, deusa da Primavera, das flores, dos cereais, das vinhas e das árvores frutíferas. Nos concursos, as cortesãs reuniam-se e dançavam nuas, ao som de trombetas, e as vencedoras eram coroadas de flores. No Circo Máximo, lebres e cabras, animais associados à fertilidade, eram soltos entre o público, para o qual se atirava também grão-de-bico e outras sementes relacionadas com a fertilidade. Durante estes dias, a usual roupa branca era trocada por roupas coloridas.
Com o correr dos tempos, estes jogos foram caindo em desuso, e a partir do sec. XIII, esta celebração passou a abranger apenas um concurso literário; continuaram ocorrendo na Idade Média (1323 – Toulouse – França), ao tempo dos jograis e menestréis, quando foi criada a Academia dos Sete Mantenedores dos Jogos Florais. Os vitoriosos recebiam troféus em forma de flores, tendo, então, tal modalidade de competição se espalhado por toda a Europa. A partir de então os poetas e amantes da escrita, em geral, tinham nesta data a possibilidade de apresentar as suas produções num concurso.

No Brasil, a primeira edição dos Jogos Florais foi organizada pelos poetas e trovadores Luiz Otávio e J.G. de Araújo Jorge na cidade fluminense de Nova Friburgo em 1960, considerada hoje o berço dos Jogos Florais. mas no seu esteio vieram outras, sendo promovido ainda hoje por um número expressivo de Seções da União Brasileira de Trovadores em diversas cidades brasileiras.

Desde 12 de maio de 2016, quando foi sancionada a Lei 14.842, as festividades de referido certame cultural passaram a integrar o Calendário Oficial de eventos do Município de Curitiba.

A União Brasileira de Trovadores Seção Curitiba realizou  em 2019, a XX edição do Jogos Florais de Curitiba, cujas festividades de premiação aconteceram no mês de setembro, reunindo na Capital Paranaense inúmeros trovadores oriundos de todo o território Nacional.

 

JOGOS FLORAIS

Fotos de diversas edições

13092019---sesso-solene---20-edio-dos-jo
13092019---sesso-solene---20-edio-dos-jo

press to zoom
02.jpg
02.jpg

press to zoom
DSC_1217.JPG
DSC_1217.JPG

press to zoom
13092019---sesso-solene---20-edio-dos-jo
13092019---sesso-solene---20-edio-dos-jo

press to zoom