HISTÓRIA

A União Brasileira de Trovadores – UBT foi fundada por Luiz Otávio, no Rio de Janeiro, em 1966, assistida por uma plêiade de Trovadores que lhe eram fiéis e a entidade logo estendeu suas raízes por todo território nacional, promovendo concursos, jogos florais, reuniões de estudo, congressos e encontros Trovadorescos.

LOGONOVO%2520UBT%2520-%2520JF%2520(2)_edited_edited.jpg

A UBT agigantou-se no cenário nacional e consolidou-se como: “O mais belo, o mais fraterno e o mais animado movimento literário da língua portuguesa”. na atualidade possui representações em todo o Brasil e no exterior.


A UBT é constituída por quase  Delegacias e Seções Estaduais e Municipais. Tem como emblema um brasão, que é o mesmo para todas as Seções filiadas, alternando apenas a legenda, que denomina o nome de cada cidade. O símbolo adotado é uma rosa e o padroeiro, São Francisco de Assis.

 

 A PRIMEIRA SEMENTE EM CURITIBA

Grêmio Brasileiro de Trovadores

A primeira semente da União Brasileira de Trovadores foi semeada com a fundação em 1958 do Grêmio Brasileiro de Trovadores, por Rodolfo Coelho Cavalcante, em Salvador – Bahia. Esta entidade foi extinta em 1966.

 

A UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES SEÇÃO CURITIBA

Com a extinção do GBT- Seção Curitiba, tal qual emissária da Deusa Flora, prenunciando a chegada da primavera, a rosa vermelha da União Brasileira de Trovadores desabrochou em nossa Capital revelando suas “pétalas formosas” para aninhar nossos trovadores: em 10 de setembro de 1966 foi fundada a UBT Seção de Curitiba, sendo instalada em 01 de janeiro de 1967.

Foram sete os trovadores que efetivamente participaram da sessão de fundação, sendo eles: Vasco José Taborda Ribas, Vera Vargas, Orlando Woczikosky, Ermírio Barreto Coutinho da Silveira, Heitor Stockler de França, José Augusto Gumy e Oswaldo Portugal Lobato. No entanto, naquele ato convencionou-se que todos aqueles que firmassem a Ata de Instalação da entidade também seriam considerados seus fundadores, desta forma estabelece seu Estatuto Social, no artigo 5º parágrafo 1º: “são considerados fundadores os sócios que se inscreveram nesta Seção até a data de sua instalação”. Portanto em face de essa disposição legal, são fundadoras de Seção de Curitiba da União Brasileira de Trovadores, as seguintes personalidades: Adélia Maria Garcia (Adélia Maria Woellner), Antonio Tomaz Pereira, Argentina de Melo e Silva, Arildo de Albuquerque, Barreto Coutinho, Dario Nogueira dos Santos, Durval Borges, Francisco Pereira da Silva, Heitor Stockler de França, Joaquim Carvalho, Jorge de Oliveira, José Augusto Gumy, Juril Plácido e Silva Carnasciali, Leonardo Henke, Maria da Piedade Gonçalves, Maria Nicolas, Moacir Lorusso, Nelson Ferreira da Luz, Orlando S. Lobo, Orlando Woczikosky, Oswaldo Nascimento, Oswaldo Portugal Lobato, Pompília Lopes dos Santos, Sebastião Lima, Teodureto Lugoki, Tito Pereira, Ubiratan Lustosa, Vasco José Taborda Ribas, Vera Vargas, Vitorina Sagboni Teixeira e Wellinton Torres Conenza. Na atualidade, ainda vivos, são três as personalidades, consideradas sócios fundadores, presente na Ata de Instalação. O advogado, radialista, declamador e trovador Ubiratan Lustosa, a advogada, escritora e poetisa, Adélia Maria Woellner[1] e o advogado Welinton Torres Conenza.


[1] Adélia Maria Woellner à época da fundação assinava Adélia Maria Garcia

orlando3.jpg
VascoTaborda.png
Joaquim_de_Carvalho_1927.jpg
heitor_stockler.jpg
 

1ª DIRETORIA - 10 SETEMBRO DE 1966

A 1ª Diretoria, conforme consta da Ata de Fundação foi composta pelos intelectuais da época e assim ficou constituída:

DIRETORIA

  • Presidente: Ermínio Barreto Coutinho da Silveira

  •  Vice - Pres. de Administração: Oswaldo Portugal Lobato

  •  Vice - Pres. de Cultura: Orlando Woczikosky

  •  Vice - Pres. de Relações Públicas: Heitor Stockler de França

  • Vice - Pres. de Finanças: Joaquim Carvalho

  • Presidente do Conselho Municipal: Vasco José Taborda Ribas

barretocoutinho01.jpg

BARRETO COUTINHO

Eu vi minha mãe rezando

aos pés da Virgem Maria,

era uma Santa escutando

o que a outra Santa dizia...

     Barreto Coutinho

DSC00278%2520(2)_edited_edited.jpg